Se você já foi a uma entrevista de emprego e te pediram para escrever uma redação, mesmo sem saber, você já deve ter passado por um exame de grafologia.
Esse pode parecer apenas um detalhe sem importância do processo seletivo, mas com certeza não é, pois esses exames costumam ser eliminatórios, ou seja são requisitos mínimos para que você passe para a próxima fase da seleção e acreditem, eliminam muita gente. Eu mesmo já foi eliminado, sem saber porque, até que finalmente, descobri o que estava por trás das inexplicáveis negativas que recebia: O exame grafológico.
Mas o que é isso?
Segundo os que acreditam nessa pseudo-ciência, pode-se descobrir padrões mentais e a personalidade de uma pessoa, através da forma como ela escreve.
Como o controle das mãos, é feito por uma parte inconsciente do cérebro, de acordo com as sutilezas dos movimentos transmitidos pela mão à caneta, que finalmente fica registrado no papel. Você pode ter acesso aos segredos da psique de uma pessoa. Você pode saber por exemplo, se uma pessoa é tímida ou comunicativa, se é apegada ao passado, ou se esta empolgada com as possibilidades do futuro, se a pessoa é depressiva ou expansiva, se é organizada, se é desleixada e assim por diante.
É claro que, a possibilidade de se conhecer a psique de uma pessoa apenas pela sua escrita, é uma tentação enorme para o examinador, que tem apenas um currículo e uma conversa de poucos minutos, para decidir qual o melhor candidato para uma posição na empresa.
A moda dessa metodologia, se espalhou tanto, se tornou uma febre tão grande, que os outros métodos, como o teste de Warteg (aquele com seis quadrados pretos para serem completados com desenhos), estão deixando de ser utilizados. O Warteg e outros métodos, como o Hoschack, também são bastante discutíveis em termos de validade, mas pelo menos tinham o controle da comunidade de psicólogos, se é que isso melhora alguma coisa...
Obviamente do ponto de vista ético, é bastante discutível a validade do uso de tais métodos, para avaliar as pessoas, mas isso pouco importa, porque, quer você queira ou não eles vão usá-lo. O que podemos fazer, é reverter a situação a nosso favor.
Então, quando for fazer uma entrevista, e ao final, a examinadora te pedir para fazer uma redação com tema livre, de pelo menos vinte linhas, lembre-se, você vai fazer um exame grafológico.
Como isso funciona?
Segundo os especialistas, seus padrões mentais são os responsáveis pelos movimentos sutis que comandam a sua escrita, são padrões subconscientes e, portanto a sua caligrafia estaria encharcada com os traços da sua personalidade. O examinador ao observar o seu texto não vai lê-lo, não no sentido literal da palavra, ele não vai se importar com o conteúdo do que você escreveu; se foi uma receita de bolo ou uma novela, ele vai observar sim a forma das suas letras, se são inclinadas para frente ou para trás, onde você corta as letras "t", onde você coloca os pingos nos "i", se os parágrafos estão todos alinhados ou se estão caídos, etc. Então é com isso que você tem que se preocupar.
A seguir explico cada um desses detalhes, que considero os mais importantes, para que você se de bem nos exames.
Como fazer o seu teste
O formato da sua escrita vai ser observado em vários aspectos, mas existem alguns pontos que vou destacar, para que pelo menos você não seja eliminado nos exames grafológicos, pelos quais você vai passar.
É importante, que você pratique um pouco em sua casa, antes de fazer o exame. Atualmente, devido ao uso dos computadores, as pessoas escrevem muito pouco à mão livre, isso piora ainda mais a escrita e dificulta que você tenha controle consciente, sobre os pontos aos quais deve ficar atento. Entenda bem, não é importante que você tenha uma letra bonita, mas é importante que você tenha um bom controle da coordenação motora, para poder disfarçar os problemas que sua escrita tem, conforme vou explicar a seguir, portanto é necessário que você pratique.
A escrita
Eles somente aceitarão seu teste se você o fizer com letra de mão ou cursiva, se você escrever o texto com letra de forma, terá de fazer tudo novamente, portanto use a escrita de mão ou a cursiva, nunca em escrita de forma.
Os parágrafos
Os parágrafos da sua redação devem ocupar toda a extensão da folha, deixando um espaço de dois centímetros de cada lado, se eles não começarem todos alinhados, o examinador vai entender que você não controla bem o seu tempo. Se o início dos parágrafos for se deslocando para o centro da folha, vai ser interpretado que você não mantém seu entusiasmo inicial. Se o início dos parágrafos se deslocar para a esquerda, entenderão que você tem um animo tardio e demora a se engajar no trabalho. Procure fazer um texto alinhado dos dois lados da folha e causará a melhor impressão.
Ainda sobre os parágrafos, mantenha-os alinhados na horizontal, se a linha se deslocar para baixo ao longo de sua extensão, entenderão que você perde seu animo ou interesse, ao passo que se a linha se curvar para cima você pode ser interpretado como tendo uma personalidade eufórica.
Começar a escrever muito abaixo da parte superior da folha, ou ocupando somente o meio da folha, como se fosse uma poesia, indicará timidez.
Posicione seu texto mais ou menos como o computador faz com os textos impressos no word, deixando uma margem superior e uma inferior proporcionais.
A pressão da mão também é importante, se você escreve com muita força, pode ser interpretado como um sinal de agressividade, se você escreve muito suavemente, pode ser interpretado como falta de energia. Isso pode ser percebido, pelo relevo que sua escrita causa, na parte de traz do papel.
A assinatura:
Assine com letra legível. A assinatura da maioria das pessoas que conheço é ilegível, mas para a grafologia isso é um péssimo sinal (se fosse verdade estaríamos todos fritos), como se a pessoa estivesse tentando esconder sua verdadeira personalidade. Portanto treine uma assinatura legível, se não conseguir, apenas escreva seu nome com uma letra um pouco mais refinada.
Não passe um traço sob a assinatura, isso é um sinal de presunção.
Não faça pingos, tentando imitar a simbologia maçônica, porque isso também não é bem visto, é um sinal de que você quer se mostrar, ou ser algo que não é.
A letra T
Acho que esse é um dos pontos mais importantes.
Se você esta procurando emprego é sinal de que, ou esta desempregado, ou esta descontente com o emprego onde está hoje, de qualquer forma é sempre uma situação estressante, e é quase inevitável que você sinta uma pontinha de desânimo, isso vai fazer com que você corte o "T" abaixo da volta da letra "a" minúscula, ou do "o" minúsculo, o que demonstrará que você é depressivo. Portanto faça uma letra "t" que tenha pelo menos o dobro do tamanho da letra "a" e corte-a com um traço horizontal, nunca caído, e sempre acima da metade da haste. Se você não tem o costume de escrever assim, deve treinar isso em casa, caso contrario não conseguirá manter esse ritmo, em um texto de vinte linhas.
A letra "I"
O pingo do "i" é interpretado como seu domínio do tempo, então se você esquece de pingar os i’s ou esquece de cortar os t’s, é sinal que você é desorganizado e desleixado, é eliminação na certa. Se você faz os pingos afastados da letra para a direita é sinal de que é atrasado e não domina bem o tempo, se pinga à esquerda é interpretado que você é apressado e não tem paciência, o que também não é bom.
Então pingue os i’s bem acima deles, nem antes nem depois, não muito alto nem muito baixo, mais ou menos na altura da metade da haste dos t’s ou dos d’s.
A letra “a” e a letra “d”
A vertente americana da grafologia tem um cuidado especial com as letras "a" e "d", por causa da volta que você faz quando as escreve, você sobe com a caneta até o meio da letra e depois volta descendo. Se aparecer uma abertura, entre a ida e o retorno da caneta, no "a", no "d" ou no "c", (eles chamam isso de "gancho"), será interpretado que você é teimoso. Se você escreve assim é difícil aprender a fazer diferente, então treine bastante.
As letra "g" e "j"
A volta inferior das letras "g" e "j" devem ser abertas e alongadas, se você fizer uma volta curta e espremida, pode ser interpretado com sendo sexualmente oprimido, insatisfeito, ou apressado.
O tamanho das letras
Se você for tímido, deve ter as letras pequenas, se você for atirado e expansivo, deve ter a letra grande e espaçosa, eu recomendo que você não esteja nem muito ao mar, nem muito a terra, se você escreve com letras muito pequenas, pode ser eliminado em um processo de seleção de vendedores, porque pode ser interpretado como tendo uma personalidade tímida e inapropriada para vendas, se escreve com letras muito grandes vai ser interpretado, como tendo uma personalidade muito expansiva, o que pode ser um empecilho em carreiras técnicas.
Como você pode perceber, são detalhes demais, para você se preocupar durante um exame de seleção. Portanto recomendo que, assim que você se ver na situação de procurar emprego, comece a praticar sua caligrafia, pensando nesses detalhes. Assim, quando você for fazer o teste, vai fazê-lo com mais naturalidade e com mais chances que de certo.
No mais, recomendo que você escreva sobre um tema alegre e descontraído descreva por exemplo uma noticia que você leu em um jornal, ou na televisão, ou descreva os personagens, ou um capitulo de uma novela, ou filme, não se preocupe com o conteúdo, apenas não escreva sobre coisas polemicas ou tristes, porque isso pode aparecer na sua letra e afetar seu desempenho no teste. Portanto pense em coisas positivas, mantenha o moral elevado e boa sorte!!!
11 comentários:
Estava justamente procurando algo como esse texto, adorei muito, e obrigada por dividir essas informações conosco.
Alguém tem que inventar robôs perfeitos que não errem jamais,para que as empresas se sintam satisfeitas e realizadas em tudo,é como se todos os seres humanos tivessem que nascer em famílias perfeitas sem máculas,sem desestrutura.Que eu saiba existem fases da vida,e defeitos estão ai para serem consertados com o tempo e com a maturidade!
Muito interessante, estava procurando um blog de grafologia faz tempo! Um mais resumido e fácil de entender. O que eu não gostei "aqui" foi o aspecto visual do site, podia ser melhor. Mas quanto à conteúdo, excelente! Parabéns :)
Realmente seu texto ficou muito didático e é um assunto muito interessante realmente. Obrigado pela ajuda.
Adorei me ajudou bastante mas a na empresa que eu já trabalho eles estão solicitando mas o tema já foi escolhido por eles..
Qual é a finalidade já já trabalho na empresa?
Muito legal esse comentario era o que eu tava precisando.
gostei muito,estou prestes a fazer um exame e me ajudou bastante
Muito bom,obrigado tirei umas duvidas e fiquei surpreso,vou dar um de pisiclogo en casa com os filhos
Cara muito bom, parabéns, gostaria que você tivesse postado mais dicas, mesmo assim me ajudou muito obrigado.
Gostei bastante, sempre quis saber a razão da redação nas entrevistas. Me ajudou muito. Parabéns!
Parabéns Amigo Acabei De Saber Que Fui Eliminado Em Uma Entrevista de Emprego,Devido a grafologia E Agora Irei Treinar Em Cima dessas Dicas Que Nos Foi Passada,Procurava Algo assim Para Me Ajudar.
Postar um comentário