terça-feira, julho 21, 2015

A vote of a moron worth the same as our, and they are many.

The problem with democracy is that the vote of a moron worth the same as our, and they are many.

This is the puzzle we have to solve before our country goes to bankruptcy.

The politicians benefit to this, giving more and more privileges for those don't produce nothing in trade for votes. Of course sometime we are going to pay the price.

The society has to put brakes on this with laws and controls, but for that, we have to have honest politicians, it mean that we end in their hands again.

So the problem is how to solve this deadlock?

domingo, março 15, 2015

Manifestações órfãs.


As manifestações que ocorreram hoje em todo país, principalmente na avenida paulista, com números que chegam aos milhões de participantes, pedem o fim da corrupção, a saída da presidente Dilma, entre outras coisas.

Você foi as manifestações?

Participei da manifestação na paulista, fiquei impressionado com a força, com a organização. Não houveram incidentes. Parece que o objetivo comum nos uniu, numa inusitada forma de nos respeitarmos, um povo que, principalmente o paulista, é normalmente muito mal educado, sem respeito, apressado, individualista, antipático, hoje estavam todos simpáticos e educados, mesmo em meio a uma multidão que mal conseguia se mexer na paulista. Se mostraram educados até mesmo dentro dos trens lotados do metro. Isso me fez sentir bem, coisa que pra mim é difícil, porque tenho aversão a multidões.

O que você achou da entrevista do ministro da Justiça?

Na volta pra casa, ouvindo as noticias e a entrevista coletiva do ministro Cardoso, no rádio, em meio ao panelaço, me fez perceber, que toda essa massa, toda essa energia, se dissipou com uma velocidade surpreendente. O ministro disse que vê com naturalidade as manifestações, que fazem parte do processo democrático. Desfilou o costumeiro festival de hipocrisias, dizendo que o governo vai acelerar o processo de combate a corrupção, iniciado com as manifestações de 2013. Ou seja dois anos depois nada foi feito, ele disse que são muitos documentos para serem analisados e deu outras desculpas esfarrapadas do tipo.

Você acha que vai haver maior combate a corrupção?

É incrível o cinismo dessa gente, dizendo que vai acelerar o combate a corrupção, como se não fossem eles mesmos o principal foco de corrução. Dizendo que é necessária uma reforma politica para combater o financiamento privado de campanhas. Mais uma mentira, porque o dinheiro que foi doado legalmente pelas empreiteiras, não é o problema. O problema é o dinheiro que foi roubado para financiar as campanhas. Quer dizer, temos que fazer uma reforma política, para proibir que dinheiro roubado seja usado em campanhas políticas? Não. A legislação atual já classifica isso como crime eleitoral e como crime comum de roubo mesmo.

Você acha que o movimento tem força política?

Vi o senador Aécio Neves falando em uma agenda propositiva, para tirar o pais do atoleiro.
Nesse ponto comecei a pensar, o movimento está órfão.
Nenhum movimento político apadrinhou as manifestações
Não temos uma agenda, não sabemos o que queremos.
O PSDB não apóia o impeachment da presidente, porque isso traria a linha sucessória ao poder, ou seja Michel Temer do PMDB. Então, porque o PSDB colocaria azeitona da empada do adversário?
Eles preferem esperar o governo, ou seja o Brasil, sangrar, o que levaria à inevitável condução do partido ao poder em 2018. Só que até lá, em que condições vamos ficar?

Você é a favor do impeachment?

O impeachment é necessário, porque o mandato foi ganho com dinheiro de campanha roubado. Não importa se é positivo ou não para o PSDB. É o que a lei exige, é o que o país precisa. Aplicação firme de leis. Vi o antigo presidente do STF citando Rui Barbosa, que temos que agir dentro da lei, e que até o momento não há nenhum indício legal para tirar a presidente do poder. Pois isso é outra mentira. O dinheiro que foi roubado da Petrobrás foi usado para eleger a Dilma. É dinheiro roubado, é crime eleitoral. Ela tem que ser retirada do poder, doa a quem doer.

O que fazer com os corruptos?

Os corruptos precisam ir para a cadeia. Eu ouço falar em punição para os corruptos, de uma forma muito branda, soa mais como se fosse um tapinha na mão, de uma criança travessa. Não! Tem que ter cadeia mesmo, e por muito tempo. O dinheiro precisa ser devolvido. Multas enormes precisam ser aplicadas, quebrando a espinha dorsal dos grupos criminosos de poder.

As leis não são aplicadas?

As leis precisam ser mudadas, as leis são muito fracas. É mentira que as leis existem, mas não são aplicadas. O Brasil é o paraíso dos advogados. As leis e processos penais tem muitos recursos, e brechas que podem ser exploradas por advogados espertos. As punições são muito brandas, até mesmo para crimes violentos, para crimes de colarinho branco então, nem se fala, ninguém vai preso.

Qual a chance de mudança real acontecer?

Tudo isso é um sonho que tenho desde que me conheço por gente. Desde a época do movimento das diretas já. A resistência às mudanças é muito grande, porque os mesmos grupos que são responsáveis por aprovar o endurecimento de leis contra corrupção, são corruptos. Não podemos generalizar, é o que dizem, somos obrigados a dizer que podem haver políticos honestos. Sim, o problema é que eles ainda não nasceram.

O que deve ocorrer agora?

A chance de mudar era na eleição. Não ter dado um segundo mandato à Dilma, seria a melhor forma.
Agora, a multidão não tem mais o poder para fazer as mudanças necessárias.
O governo vai adotar um discurso para amansar a população, e tudo vai continuar como dantes no quartel de Abrantes.Vamos ter que esperar mais quatro anos, até a próxima eleição.